Olá todos,
Tal como já vos tinha escrito antes tive de férias as duas últimas semanas de Fevereiro. Ora com grande parte dos meus amigos a passear pela Europa, ficar em La Rochelle pareceu-me um plano um tanto ou quanto deprimente e achei muito melhor ideia cravar uns diazinhos de casa familiar à Tia Luísa em Bordéus.
Dia 22, lá fui em para Bordeaux mas claro, como boa tuga que sou, saí de casa bem atrasada. No dia anterior tivemos uma girls night out com as únicas raparigas que tinham ficado cá em La Rochelle, chegamos a casa um pouco tarde e levantar-me de manhã para mim é sempre um suplício terrível. Daí que, saí de casa bem atrasada e fui de bicicleta para a estação de comboios, carregada que um burro e a chover a cântaros.
Perdi o travão da frente pelo caminho, cheguei à estação e a máquina não aceitou o meu cartão de crédito. Toca de ir ao ticket office. Meti o meu maior sorriso, cara de preocupação e boa educação e pedi aos senhores que estavam a minha frente se por favor me podiam deixar passar porque o meu comboio partia dentro de 3 minutos. O primeiro deixou-me passar e o outro resmungou que o dele também, ainda que depois o tenha visto a pedir informações sobre uma viagem a Paris e o tenha visto a sair da estação. Enquanto esperava irritada por ter saído de casa atrasada e com a "simpatia" do senhor, lá ouvi o derradeiro apito do alerta da partida do comboio. Bolas.. Foi-se!
Novamente com o meu maior sorriso, cara de preocupação e boa educação, dirigi-me à senhora do ticket office e expliquei-lhe que a máquina não me aceitara o bilhete, pedindo desculpas porque de facto tinha vindo um pouco em cima da hora. Ela trocou-me o bilhete sem problemas e lá fui eu para Bordeaux no comboio seguinte. Tudo se consegue com humildade e boa educação.. ihihi
Cheguei a Bordeaux ainda cedo e portanto fui pôr as coisas a casa dos tios e lá fui eu para o sight seeing.. O resto dos dias foram calminhos.. muito sight seeing e sentir-me em casa familiar, o que me soube lindamente. Cama quentinha e confortável, duche quente e estável (no meu terrível apartamento é usual berrar Ui.. está frio, contudo, tal frase pode ser seguida de um passo bem rápido para fora do chuveiro porque estou a queimar a pele), ter alguém com quer conversar à noite, falar português e sobre Portugal, sobre coisas familiares que não tenho de explicar o que são... Viver erasmus é muito bom.. mas jantar e adormecer numa casa sozinha tem muito que se lhe diga..
Nesse mesmo dia em que cheguei, fomos ver o jogo Madrid vs Lyon a associação espanhola em Bordeaux que tem o pequeno pormenor engraçado de ser dirigida por um português. O jogo ficou empatado e assim sendo, poucos motivos para muita animação, mas eu comi uma paelha óptima que acho que nunca tinha comido. Fiquei fã! ihih
No dia seguinte, fui com a Tia e duas amigas da Tia a Saint Émilion, uma cidade pequenina, considerada património mundial, tipicamente medieval e girissíma. Como estava a chover um pouco e a cidade é muito inclinada e com ruas em pedra, acabamos por ir almoçar, daí que não tenha tirado fotografias. Ainda assim valeu bem a pena porque almoçamos num sítio fantástico. Depois enfiamo-nos no carro e fomo-nos perder por aquelas zonas. Como sabem, Bordeaux é uma das principais regiões de vinho de França e os arredores de Saint Émilion tem várias caves importantes de vinho, extensas vinhas e vistas fantástica. Foi um dia bem giro!
No dia seguinte, foi sight seeing o dia todo novamente. Andei, andei e andei e acho que vi o centro de Bordeaux de uma ponta à outra! Uma cidade bem gira..
Subi à torre dos sinos de uma Igreja (não me lembro do nome) e morri de medo de vertigens; atravessei a ponte de pedra; ouvi andei perdida entre ruas e ruelas e sentei-me a ver uns rapazes a fazer truques com as bicicletas. Animação de rua que faz MUITA falta em La Rochelle. La Rochelle é uma cidade muito gira mas é demasiado pequena e por vezes isso traz inconvenientes. Por exemplo, concertos é coisa que não existe aqui. E quem me conhece sabe que prefiro mil vezes ir a um concerto em vez de uma discoteca.
Ficam algumas fotografias do sight seeing, com o pequeno promenor que existem muitos portugueses a viver em Bordeaux:
Infelizmente não dá para ver na fotografia, mas esta casa-de-banho está instalada na fachada de um prédio bem bonito, onde normalmente fica a porta do prédio, não a casa de banho pública.. ihih
As fotografias que se seguem fazem-me perguntar se de facto estava em França ou em Portugal..
Sexta feira, a minha amiga Bet foi ter comigo a Bordeaux por volta das duas da tarde porque tinhamos comboio para Toulouse por volta das cinco, de maneira que ainda demos uma voltinha por Bordeaux. No próximo post conto as aventuras que se seguiram.. ahah
Um beijinho a todos,
Madalena
Sem comentários:
Enviar um comentário