Lost in Translation

Lost in Translation

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Depois de uma semaninha e qualquer coisa, já tenho algumas coisas para contar..

Olá a todos,

 Sábado de amanhã da semana passada eu e a Bet fomos passear para o centro da cidade. A cidade é mesmo muito gira. Parece que estamos numa cidade da idade média: os prédios de 2 ou 3 andares, todos muito colados uns aos outros, ruas estreiras e com arcadas, mini becos, túneis e ruelas por todo o lado. Só falta mesmo o "água vai" para me sentir bem medieval..

Todos os sábados no centro da cidade, à volta da praça, existe o mercado de rua. Imensas bancas que se alongam pelas ruas vendendo carne, peixe e marisco, pão, productos agrícolas... É mesmo mesmo giro!! Ou seja, programa de sábado de manhã deverá ser sempre ida ao mercado.

Nesse mesmo sábado, à tarde fui ao carrefour e ao fim de duas semaninhas de frio, já tenho finalmente o meu piqueno aquecedor. A ver se esta semana quando for pagar a renda, lhes apresento a conta do aquecedor. Quando fiz queixa do frio que estava cá em casa, disseram-me que não faziam nada a não ser que a temperatura estivesse abaixo dos 19 graus (estamos em França, 19 graus continua a ser um grizo, mas enfim). Vieram cá a casa medir temperatura, 15 graus. Mediram outra vez, 17 graus. Não sei como é que em dois minutos a temperatura sobe 2 graus. O homem disse que ia ver.. já passou uma semana e nada. Parece que todas as cidades pequenas têm os seus senãos. Esta tem váriosss, mas continua a ser espectacular!!

Já começei as minhas aulinhas de françês e fiquei no nível mais básico A2. De facto não sei mesmo como é que me vou conseguir safar este semestre, mas enfim.. As aulas são a completa confusão para a minha cabeça. Sou a única que fala inglês, espanhol e francês dentro daquela sala. Aqueles que não falam inglês, só falam espanhol ou francês e os que falam inglês pouco percebem francês ou espanhol. O que quer dizer que sou a intérprete da aula.. Too much to my little brain!! Ainda existem duas romenas mas felizmente não falo romeno!

Na 5ª feira passada tive de ir comprar o livro para as aulas de francês ao centro da cidade e como tinha tempo fui numa de passeio. Entrei numa igreja bem gira com alguns presépios. Vários eram portugueses, o presépio de Estremoz, de Sintra e alguns mais que não me lembro. Não compreendo o fascinío que estas pessoas têm por Portugal mas até gosto da ideia. Todos os supermercados aqui têm uma estante com coisas de Portugal. Dentro da praça existe uma banca com productos de Portugal..
Uma coisa gira em relação às Igrejas que tenho visto cá é que são muito simples. Mesmo a Catedral, tem umas linhas e decoração muitissimo simples. Gosto imenso.

Grande novidade da semana.. já tenho a minha querida mala gigante que o Francisco me trouxe de Portugal. O que quer dizer que já tenho uma cozinha minimamente equipada (continua a faltar o forno para cozinhar, mas quando a isso não há solução, buhh), já não preciso de dormir com o saco de cama, já tenho uma toalha como deve ser para tomar banho, já tenho uma cortina no quarto e mais variedade de roupa..

De resto.. nada de especial.. Amanhã vou finalmente levantar o meu cartão multibanco. Já consegui tratar de toda a papelada da casa. Continuo sem estar inscrita nas disciplinas da universidade e as aulas continuam a ser totalmente incompreensíveis. Já pedi para me enviarem os apontamentos por email, o que deveria ser uma grande ajuda mas pela primeira vez em muito tempo nem à pressão estou a consegui trabalhar. Tinha um trabalho para fazer para hoje e tive a tarde toda de ontem a olhar para os livros e não me entrou NADA na cabeça.. Não fiz o trabalho, já esperava uma grande bronca da prof. mas tive sorte que ela não viu que eu tinha levantado o braço quando perguntou.. 
As aulas aqui são um bocado como na primária. Faltaste? Porquê? Espero que tragas a justificação e só aceito atestado médico.. Não fizeste o trabalho de casa? Porquê? Não viste? Mas estava aí escrito.. GRR..

Apesar de todas estas coisas.. estou a gostar imensooo!!

Um grande beijinho a todos,

Madalena

1 comentário:

  1. Acho o blogue uma óptima ideia. Assim é mais fácil estar a par das tuas aventuras e dar palpites. Bjs

    ResponderEliminar