No fim de semana de 2 e 3 de Abril fui numa excursão até à Dordonha com a universidade. Quando oiço a palavra excursão, vem-me sempre à memória a imagem de uma data de chinesinhos de máquina fotográfica ao peito, atrás do senhor com a bandeirinha na mão e a rirem-se das piadas sem piada do guia, ou a dizer uaahhh!!
Nesta, só faltou mesmo a senhor com a bandeirinha na mão porque de resto foi tal e qual. O senhor não tinha a bandeirinha mas dizia piadas sem piada e os chineses passaram o fim de semana a dizer uaahhh!!
As professoras de francês organizaram um fim de semana para os alunos de exchange. Très gentil ça, non?
Encontro marcado à frente da gare às 7:45 e lá fomos nós numa viagem de 3 horas de autocarro até ao sul. Fotografia da gare quando chegámos.
O sono desaparece quando o senhor motorista avisa ao microfone que quem quiser ir à casa de banho, tem várias regras: não se pode fazer cócó, os rapazes têm de fazer xixi sentados para não correr o risco de uma nova pintura na casa de banho, entre outras coisas que não me lembro bem porque já se passou há algum tempo. O que é certo é que toda gente se riu ás gargalhadas e toda a gente despertou. Não são avisos própriamente normais para alunos universitários, certo?
O sono desaparece quando o senhor motorista avisa ao microfone que quem quiser ir à casa de banho, tem várias regras: não se pode fazer cócó, os rapazes têm de fazer xixi sentados para não correr o risco de uma nova pintura na casa de banho, entre outras coisas que não me lembro bem porque já se passou há algum tempo. O que é certo é que toda gente se riu ás gargalhadas e toda a gente despertou. Não são avisos própriamente normais para alunos universitários, certo?
Depois de uma eternidade de tempo, lá chegamos a Perigueux, a capital da Dordonha. Deram-nos apenas 40 minutos de visita, ou seja, tempo para comer e mais nada. Claro que preferi ir dar uma voltinha em vez de comer como deve ser. Comprei un pain au chocolat e fui passear. No centro da cidade, depois de várias ruazinhas bem giras percorridas, havia um mercado bem giro e logo atrás uma Catedral giríssima. Foi a primeira vez que ouvi alguém a tocar orgão ao vivo. Espectacolher!! Ficam algumas fotografias mas o som terá de ficar ao critério da vossa imaginação.
A Catedral tinha uma forma estranhíssima mas bem gira. Imaginem uma Igreja em forma de sinal de mais com um altar enorme no centro. Sim eu sei que normalmente as Igrejas têm a forma de uma cruz mas esta era mesmo um sinal de mais gigante.
Mesmo giro!! Infelizmente, não tenho nenhuma fotografia do orgão.
Depois disto, fomos às grutas de Lascaux II, a reconstrução de uma gruta com pinturas rupestres. A minha amiga Bet andava feliz e contente, que nem uma criançinha porque quando era pequena, a mãe lhe tinha dado um livro com a história da descoberta destas grutas e ela sonhava visitá-las desde então. Fica a fotografia do grupo do costume.
Á tarde, fomos visitar um castelo espectacular. É um castelo da idade média e fica em cima de um monte.
Apreciem a vista lá de cima:
Os buracos nas paredes de dois metros de largura para os canhões:
A árvore tirada do filme do Harry Potter:
Os atrufios do costume, vejam só a minha cara de má: guerreira da idade média.
Depois de isto ainda fomos a uma outra cidade, Sarlat. Outra cidade bem medieval e outro mercado.. Dia comprido hein?
O que acham dos meus novos óculos de sol? Em Portugal tinha pago no máximo 5 euros, aqui paguei 8. Tão bom!!
A seguir, fomos finalmente para Cadouin, a aldeia onde passámos a noite. Ficámos numa pousada da juventude bem gira, considerada património da Unesco.
A história de Cadouin é bem engraçada. Penso que desde da idade média que a cidade era local de de peregrinação. Na Abadia tinham tecidos que pensavam ser os panos que Jesus tinha vestidos quando morreu. Desde do século XII que a Abadia era visitada por milhares de pessoas até que no século passado, houve alguém que descobriu que os panos tinham pertencido, não a Jesus, mas a um egípcio muçulmano. A partir de aí, a cidade deixou de ter a sua relíquia e deixou de ser visitada. Hoje em dia, a única coisa que a cidade tem são dois cafés (um deles estava fechado para descanso. Atenção, isto foi a um sábado!!), a pousada da juventude, a Abadia a cair aos bocados e umas quantas casas. É pena porque de facto a cidade é bem engraçada mas achei que estava um pouco mal tratada. Eu sei, o dinheiro não dá para tudo. E se se acabou o motivo de peregrinação, é normal que seja difícil arranjar outra forma de dinamizar a cidade. Suponho que o escândalo tenha sido gigante. Depois de séculos de peregrinação às vestes de Cristo, não deve ser fácil compreender que afinal eram de um muçulmano.
Fotografias da Catedral:
Não sei se conseguem perceber mas a fotografia que se segue está brutal! O efeito da reflexão de luz da cruz está qualquer coisa!! Importante ponto a referir... Quase nenhuma destas fotografias são tiradas por mim. Gosto muito de roubar as fotografias dos outros, pois têm máquinas bem melhores que a minha. ihihi
Quando estavamos a visitar a Catedral, o Padre fez questão de nos mostrar a sacristia e contar a história da Abadia. Achei um gesto bem simpático.
Fotografias da cidade:
Depois do jantar, decidimos que íamos todos dar uma volta pela cidade, ainda sem saber que era reduzida a umas quantas casas numa rua de 100 metros. Toda a gente foi tomar banho e perfumar-se para ir, aquilo que pensavamos ser, sair à noite. Acabamos a noite a cantar péssimo karaoke e a rir as gargalhadas com as figuras uns dos outros. Ninguém sabia cantar, havia dois ou três que tocavam guitarra mas a letra das músicas nem por isso. Ficam as fotografias da noite:
O animador da noite:
A coitada da chinesa não sabia se havia de rir ou chorar.. ihihi
Conclusão do dia.. Um dia bem divertido =D
Como sei que este post já vai demasiado longo, o dia seguinte fica para o próximo post. Para além de não vos querer maçar também já estou bem farta de escrever.. ihihi
Um grande beijinho a todos ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário