Lost in Translation

Lost in Translation

sábado, 22 de janeiro de 2011

Cá mais mais uma boa cartinha com as novidades da semana...

Olá a todos!!

Começei as aulas esta semana e como não podia deixar de ser, as aulas são todas em francês, bem como as avaliações. Isso eu já estava a à espera. Ainda não tinha definido bem como ia fazer para passar a tudo mas já estava preparada para me pôr a estudar que nem uma louca para compensar aquilo que não compreendia nas aulas. O que eu não estava à espera é que todas as avaliações fossem orais.. Bom não é? Vai ser toda uma aventura!!

O sistema das aulas durante a semana é: uma palestra num auditório grande para todos os alunos inscritos na cadeira e depois uma outra aula com um pequeno grupo para discussão sobre o tema apresentado na palestra.
Visto que a avaliação se baseia nestas discussões, que mais me fazem lembrar a geração de 1870 e os livros e descrições dos cafés intelectuais de Eça de Queiroz, ainda não percebi muito bem como me vou safar.. Hei de lá chegar.. Uma grande ajuda vai ser ir pedir aos nerds que levam os pc's para as aulas para me enviarem os apontamentos.. eheh

Entretanto estou a fazer uma cadeira super interessante que se chama matérias de património e turismo. Há contudo uma questão, a avaliação não só incluí uma apresentação oral de meia hora de um monumento de La Rochelle, obrigatóriamente, como ainda é necessário fazer um estágio de pelo menos dois dias num museu. Não sei muito bem ainda como vou ultrapassar qualquer uma das dificuldades (são várias: língua, arranjar estágio, aceitarem-me...) mas para quem está a pensar em fazer mestrado em turismo, pode ser muito bom.

Hoje tive o meu exame de diagnóstico para me inscrever nas aulas de francês. Era suposto ter ido lá ver às 16:30 mas como à sexta não tenho aulas e estavam cerca de 2 graus na rua, achei que era muito melhor ideia ficar em casa e tratar de algumas coisas que tinha para fazer no pc. Passear com este gelo não me pareceu a ideia mais fantástica. Com o frio que continua e existir no meu quarto tive de me enrroscar no saco de cama e claro está que não fiz mais nada senão dormir a sesta. Lá se foi o passeio e o tratar de coisas.. Ficou apenas o descanso à muito pedido! eheh

Apesar do caminho para a faculdade ser um pouco longo para se fazer logo de manhã, tenho gostado de o fazer. Semita como sou vou à procura de todos os shortcuts que posso e tenho descoberto umas coisas giras (também me tenho perdido, o que às vezes não é tão giro).

Pelo caminho que faço agora passo por alguns estaleiros e vejo os barcos acabadinhos de sairem de fábrica, a seco e levar os acabamentos finais. Faz-me lembrar o barco que tivemos à porta de casa a seco durante dois anos. Algumas diferenças no entanto. O outro tinha na altura 30 anos, era velho, pequeno e verde. Estes são todos GIGANTES (fico com tonturas de olhar para cima), brancos e com linhas demasiado futuristas. O nosso Bigareta era muitooo mais bonito!! Tal como fazia quando era pequena vou o caminho todo (para além de me queixar do frio e da hora da manhã) a pensar qual dos barcos é que eu quero. Reparo (para grande alegria do pai) que de facto os que eu mais gosto são os antigos de madeira.



Carro com os vidros congelados às 9:30 da manhã, caminho para a Faculdade.

Ontem à noite fomos sair. A Bet e a Lucinda jantaram cá em casa e depois fomos ter com a Mina (francesa que me ajudou a instalar) e fomos a um Iris Pub. Todas as 5ª feiras eles têm um quiz. Uma competição de 40 perguntas para todo o bar (francês e inglês, para minha grande alegria). No final à uma bónus question bem dificil, na qual quem quiser aposta um euro. Quem acertar ganha tudo. Quando acertar aviso!! eheh Depois daquilo fomos a um outro Iris pub, uma festa de bigode e peruca. Muito giro e óptima música. Muito no género do Plateau.. Assim sendo ainda bem que não tenho aulas à sexta porque as saídas à 5ª aqui são bem giras!!

Em relação aos outros exchange students, acho que sou a única europeia. Hoje durante o exame estavamos lá todos (uns 80 alunos) e vi pessoas de todo o mundo mas ninguém com ar europeu e até agora já conheci pessoas de todo o lado mas ninguém da europa. Austrália, Indonésia, Sri Lanka, Nova Zelândia, EUA, Brasil, Malásia.. são alguns dos países representados no programa de exchange studens este ano. Muitoo giroo..


Fotografia tirada às 8:30 da manhã, de caminho para o exame diagnóstico de francês.

Durante estes dias toda gente se tem queixado da comida. Como tenho cozinhado em casa não sinto grande diferença, com excepção da falta de paciência de cozinhar para mim própria. Gosto sempre que venham cá jantar a casa para cozinhar para alguém que não eu. Contudo, para grande orgulho do Pai e talvez da Mafalda.. as únicas coisas que de facto sinto falta são o vinho e o nosso restaurante chinês do martim moniz. Portanto quando me vierem visitar podem trazer um daqueles pacotes de vinho de torneira e um taparuere do nosso chinês (perguntem à Mafalda) ahah No outro dia ainda fomos a um restaurante que se auto intitulava de chinês mas não passou de uma pequena desilusão.

Amanhã.. fim de semana.. retorno ao sight seeing. Tenho de estar as dez em casa da Beth. Na semana passada combinamos na rua, só que tenho um grande problema com horas e ela ficou por duas vezes 10 mn à minha espera. Achei por bem esta semana dizer-lhe para esperar dentro de casa que depois ia bater-lhe à porta. Como sou a que moro mais longe, sou eu que vou apanhando as pessoas. Como elas não têm telemóvel francês a coisa é um bocado à moda antiga, em casa da Lucinda nunca me lembro do número certo e toco sempre para outra casa e em casa da Beth assobio à janela..

O meu tlml português acabou de soar o alarme. Já passa da meia noite aqui.. Ora quem faz anos?? Pois é.. em vésperas de eleições presidenciais, fazem anos os "putos da bagunça" (transcrição directa do tlml). Para quem não sabe, na véspera das últimas eleições presidenciais, a bagunça teve a ninhada. Foi tudo tão complicado que só no dia seguinte é que todos lá em casa soubemos quem tinha sido eleito. Desta vez não há ninhada mas para mim tbm não há voto, visto que estou aqui. Já agora depois avisem porque também não tenho televisão e não costumo ir ver as noticías na net. O que quer dizer que no dia em que o mundo desabar eu vou ser a última a saber.

Por esta altura já estou parvoar portanto mais vale despedir-me já. Eu sei que os erros ortográficos devem ser muitos. Tive de ir ver várias palavras ao dicionário on line e depois fartei-me. Entre a linguagem gestual, o francês aranhado e o inglês (mesmo com os brasileiros que tantas vezes não entendem o que digo em português), começo a trocar as línguas todas. Fotografias tenho algumas no FB mas como odeio tirar fotografias tenho de andar a pedi-las a toda a gente. É um processo um pouco demorado portanto.. peço desculpa! Venham me visitar e ficam a ver com os próprios olhos.

Um grande beijinho a todos!

Madalena

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Novidades desde que cheguei a França.. Desda a minha saída de Lisboa até hoje à noite..

Olá a todos..

No dia 12 de Janeiro, 4ª feira saí de Lisboa às oito da manhã. Apanhei o autocarro em sete rios para o Porto e dormi a viagem toda, o que me soube lindamente. O cansaço acumulado do último semestre continua a existir.
Chegada ao Porto tive que andar bastante com as minhas grandes mochilas até ao metro. Mas gostei muito porque de facto o Porto é muito bonito. ainda comprei uma carteira de couro nas tendinhas da rua, muito gira.. eheh

Atravessei o Porto de metro, vinte e tal estações. Bilhete bem caro, metro cheio de gente e muito pequeno. Com as minhas mochilas, estão a ver o filme não? Viva o metro de Lisboa.

Chegada ao aeroporto, fiz logo o check in. Passou com 22 kg.. eheh Depois ainda tive de esperar umas boas duas horas pelo voo.. Comprei o livro mais grosso e mais barato no duty free e fiquei a ler. O voo para Bordéus foi horrível. Detesto as companhias lowcost. Os ouvidos doem horrores, mas se é isso que é preciso para ter voos bem baratinhos, a coisa passa bem!

Chegada ao Bordéus, enfiei-me no autocarro para ir para casa da Tia Luísa e a tia foi-me buscar à paragem de autocarro. Bordéus pareceu-me ser uma cidade espectacular portanto depois quero mesmo ir lá visitar com mais tempo. Foi óptima a estadia porque estava mesmo cansada e foi o último jantar e cama quentinha com sabor a casa e família que terei nos próximos tempos. No dia seguinte queria me ter lavantado para tomar o pequeno almoço com os tios mas estava tão cansada que não fui capaz. Levantei-me ás dez, tomei o pequeno-almoço e depois a tia levou-me ao comboio. Mais duas horas de sono pelo caminho e lá cheguei a La Rochelle. A minha amiga Mina foi-me buscar ao comboio. Fomos logo buscar a chave de casa e tratar das burocracias da casa, depois deixei as malas no meu pequenino apartamento e fomos ao super. A casa nada tinha portanto tive de comprar uma data de coisas, outras tinha trazido e outras ainda vêm a caminho.

Em relação às burocracias da faculdade ainda não consegui perceber nada. Daqui a pouco vou enviar um email ao professor responsável por mim a ver se marco reunião com ele amanhã. Se ele não me responder entretanto (que é o mais provavel) vou-me sentar à porta do escritório dele amanhã às nove. Caso contrário não faço a minima ideia que aulas vou ter.

Entretanto já conheci algumas alunas de exchange programme mas intercontinental. Na 6ª fiz um pequeno jantar com duas delas cá em casa. A beth, da malásia e a Lucinda from USA. Tem imensa piada porque ela é MESMO americana. Mesmo a típica african american que vemos nos filmes. Tem pilhas de graça. A diferença de culturas é muito engraçada. E sendo as três de três continentes diferentes, podem imaginar o quão diferentes somos, não?

Ontem e hoje tivemos todo o dia a andar e conhecer a cidade. Andamos tanto que eu acho que já devo ter perdido uns 5kg.. eheh A cidade é mesmo muito gira mas ainda fica a 20 mn a pé de minha casa, portanto é mesmo muito cansativo cada vez que eu quero ir passear para aqueles lados. Mas pronto, quando ganhar o hábito a coisa passa.

A universidade também fica a 15 mn a pé portanto acho que quer queira quer não, emagrecer vai ser inevitável.
As compras cá.. é tudo mais caro. Ás vezes até estupidamente caro. E os supermercados são todos longe de casa. Tenho a praia atrás de casa e a marina ao lado mas nada de restaurantes, bares ou supermercado. Hoje de manhã tivemos na marina. Nunca vi tanto barco junto na minha vida. É uma coisa inexplicável! O pai e o Miguel iam adorar. Há imensas marinas e todas enormmeess. Hoje eu e a Beth brincavamos a dizer que deviam haver três barcos por família aqui em La Rochelle..

Françês ainda não falei nada. Só a partir de amanhã pois só amanhã é que começo aulas. Até vai doer. Tem sido tanto o inglês que tive por várias vezes de reescrever algumas partes deste texto porque já não me lembrava como se escreviam algumas palavras em português.

Bem não quero maçar toda gente com as minhas coisas, portanto por agora é tudo. Mais para a frente contarei mais novidades!! Apesar da minha casa ser longe de tudo e ter vários problemas como o AQUECEDOR NÃO FUNCIONAR (imaginem o frio e ninguém faz nada em relação a isso) e os assuntos da faculdade ainda não estarem minimamente definidos estou a gostar mesmoo IMENSO de estar cá. É claro que as saudades de chatear a minha maninha são mais que muitas.


Deixo algumas fotografias para verem como é a minha casinha..

A vista da minha janela.


  



A minha cozinha.




Um grande beijinho,

Madalena